Novos atos contra Temer e aprovação do regimento interno marcam segundo dia do CONSINASEFE

Ato contra práticas antissindicais no IFBA
Ato contra práticas antissindicais da gestão do IFBA

Manhã foi de discussões e fechamento do regimento interno do 31º Congresso da entidade. Tarde foi de manifestações FORA TEMER e contra práticas antissindicais no IFBA e IF Baiano

Após um primeiro dia de credenciamento e de movimentações contra o interino Michel Temer (leia relato do primeiro dia aqui), segundo dia do CONSINASEFE seguiu com caráter de lutas nas ruas de Salvador, BA.

REGIMENTO INTERNO

Pela manhã, o regimento interno do Congresso foi lido e aprovado pelos delegados presentes na Plenária. A partir de uma proposta base trazida pela Comissão Organizadora, os trabalhadores e trabalhadoras filiados ao SINASEFE puderam sugerir modificações na redação de cada artigo, adicionando, alterando ou suprimindo pontos.

Delegados aprovaram regimento interno do Consinasefe nesta sexta
Delegados aprovaram regimento interno do Consinasefe nesta sexta

As principais alterações foram a mudança de porcentagem necessária para que as teses aprovadas nos Grupos de Trabalho do Congresso fossem levadas às Plenárias Gerais e a adição do prazo de trinta minutos para que as plenárias do Congresso sejam iniciadas e possam deliberar com qualquer quórum de presentes. O texto final aprovado pela plenária prevê que uma tese precisará de 30% de votos dos GTs para que seja apreciada pelo conjunto do Congresso – antes esse percentual era de 10%. Já quanto ao prazo, a mudança adicionou um marco temporal de meia hora para o início das plenárias após o horário estipulado na programação, sem necessidade de quórum mínimo – antes havia a necessidade de 50% de presentes para que as plenárias fossem instaladas, sem previsão de tempo para que isso ocorresse.

RECURSOS NO CREDENCIAMENTO

Após a aprovação do regimento, houve um momento para que fossem feitos recursos defendendo os delegados não credenciados inicialmente pela organização do Congresso. Foram diversos os motivos para que a Comissão Organizadora não credenciasse determinada delegação – como a falha em atas ou no processo eleitoral nas assembleias de base, por exemplo. Os casos foram debatidos um a um e todos os recursos foram acatados em plenário, autorizando a adição destes delegados.

Ato na Reitoria do IFBA nesta sexta
Ato na Reitoria do IFBA nesta sexta

TRÊS ATOS MARCARAM TARDE DO SEGUNDO DIA

Diante do momento que o país atravessa, pelo segundo dia consecutivo as plenárias do Congresso foram paralisadas para a participação dos trabalhadores em atos na capital baiana. Foram três os atos da tarde desta sexta, 19. Nos Institutos Federais Baiano e da Bahia ocorreram atos contra as práticas antissindicais dos reitores destes IFs. Entre as práticas estão a perseguição política de dirigentes das seções de base do SINASEFE nestes Institutos, com o uso, por exemplo, de Processos Administrativos internos.

Nos dois Institutos os trabalhadores realizaram manifestações nas dependências dos prédios da Reitoria. No IF Baiano o próprio Reitor recebeu uma comitiva de manifestantes em seu gabinete. Já no IFBA o Reitor não foi localizado e o ato foi encerrado após visita ao seu gabinete.

IMG_4347 IMG_4368 IMG_4389

De cada IF, as manifestações seguiram ao encontro do ato unificado dos trabalhadores pelo Fora Temer em Salvador. Caminhando pela área central da cidade, docentes e técnico-administrativos em educação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica mostraram, pelo segundo dia consecutivo, a disposição para uma nova greve geral, pela queda do interino e pela realização de eleições diretas para a escolha de um sucessor na presidência. O ato foi encerrado na Praça Tomé de Sousa, em frente aos prédios da Prefeitura e da Câmara Municipal e do Elevador Lacerda.

Encerramento do ato na Praça Tomé de Sousa
Encerramento do ato na Praça Tomé de Sousa

PROGRAMAÇÃO DOS PRÓXIMOS DIAS

De acordo com a decisão da Plenária do Congresso, a programação deste sábado será dedicada à apresentação e debates nos Grupos de Trabalhos das teses estatutárias enviadas ao Congresso. No domingo devem ocorrer apresentação e debate das teses de análise de conjuntura e de combate às opressões.

Confira os relatos dos quatro dias do evento:

Dia 1 – FORA TEMER: Primeiro dia do CONSINASEFE termina em manifestação pelas ruas de Salvador

Dia 2 – Novos atos contra Temer e aprovação do regimento interno marcam segundo dia do CONSINASEFE

Dia 3 – Terceiro dia debate mudanças no Estatuto do SINASEFE

Dia 4 – Mudanças no Estatuto marcam último dia de CONSINASEFE

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.