Glossário de termos sindicais e siglas

Toda área tem seus chavões, suas expressões habituais e gírias que nem sempre são de fácil compreensão para quem observa de fora ou participa pela primeira vez. São termos técnicos, abreviações e siglas que muitas vezes se tornam barreiras.

Pensando nisso, apresentamos abaixo uma lista de alguns dos termos mais comuns nos espaços sindicais, siglas mais utilizadas e – para completar, uma relação dos órgãos e siglas do Instituto Federal Catarinense.

Não encontrou o que procurava por aqui ou tem uma sugestão de adição ao nosso glossário? Utilize o formulário no fim desta página e envie sua contribuição!

Glossário de Termos Sindicais

Análise de conjuntura

Ponto de pauta comum em assembleias e plenárias em que os presentes podem expor suas opiniões sobre a situação política nacional e internacional, além da situação em seus locais de trabalho, contribuindo para balizar as demais decisões do espaço (assembleia, plenária, etc.) em que ocorre.

Assembleia Geral

Momento de reunião dos sindicalizados para debate das temáticas sindicais. Conforme Regimento da Seção é a instância máxima e soberana da entidade. Ainda de acordo com o Regimento, a cada 6 meses devem ser convocadas Assembleias Gerais “ordinárias”, sendo todas as demais Assembleias convocadas como “extraordinárias”. É marcada por meio de edital próprio, divulgado nos meios de comunicação do sindicato, sempre com duas convocações (1ª e 2ª chamadas).

Assuntos gerais

Pauta comum das Assembleias da Seção, aberto para temáticas relevantes para os servidores que não foram contempladas nos pontos de pauta propostos para cada Assembleia.

Comissão Eleitoral

Organiza os processos eleitorais da entidade, não podendo ser composta por membros das chapas que disputem a Direção ou por candidatos aos cargos do Conselho Fiscal. São designados por meio de Assembleia da Seção.

Conselho Fiscal

Constituído por 3 membros efetivos e 1 suplente, tem a tarefa de fiscalizar as contas do Sindicato e comunicar possíveis irregularidades encontradas. Tem mandato de dois anos, com eleição e posse conjunta à Direção – em caso de vacância pode ser eleita também em assembleia geral. Não pode ser composto por integrantes da Direção da Seção ou por membros da Direção Nacional do SINASEFE.
Formação atual do Conselho Fiscal | Histórico de Conselhos

Delegados (retirada de delegados)

Delegados são os sindicalizados eleitos em Assembleia de base para representarem a categoria em instâncias deliberativas como Plenárias e Congressos Nacionais. Essa escolha ocorre em momentos de “retirada de delegados”, pauta comum das Assembleias.

Direção sindical

Órgão executivo do Sindicato, eleito a cada dois anos. De acordo com o Regimento da Seção, é a segunda instância mais importante de decisão dos rumos do Sindicato, abaixo da Assembleia Geral. É composta por coordenação geral (dois integrantes), tesouraria, quatro secretarias executivas e três secretarias de representação das unidades, todas elas com integrante e suplente. É eleita por chapa completa e é vedado aos seus membros a reeleição por mais de dois mandatos consecutivos no mesmo cargo. Os membros da direção não são remunerados, nem dispensados de seu trabalho no Instituto. Também devem seguir uma série de determinações regimentais para estarem aptos ao cargo, conforme o Regimento da Seção.
Formação atual da Direção | Histórico de Direções

Informes

Ponto de pauta que normalmente abre os trabalhos das Assembleias, em que são repassadas informações sobre as últimas atividades do sindicato e da categoria.

Moção

Documento que pode ser aprovado em Assembleia ou pela Direção Sindical com múltiplos propósitos como congratular, repudiar ou apoiar determinada instituição ou pessoa.

Plenária (PLENA)

Termo normalmente utilizado para definir as Plenárias Nacionais realizadas pelo SINASEFE. Também chamadas de “Plenas”, são espaços deliberativos nacionais em que são debatidos e aprovadas ações e políticas que serão tomadas pela Direção Nacional do SINASEFE em determinado período de tempo. O termo ‘plenária’ pode ser utilizado também como sinônimo para assembleia.

Regimento

Conjunto de artigos que definem as atribuições do Sindicato, suas instâncias, seu processo eleitoral, entre outras funções. Disponível aqui.

Voltar ao índice ↑

Siglas Sindicais

CEA

Confederação dos Educadores Americanos.

CIS

Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos TAEs.

CND

Comissão Nacional Docente.

CNS

Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (PCCTAE)

CONSINASEFE

Congresso Nacional do SINASEFE, organizado anualmente (anos pares – Congressos Eleitorais; anos ímpares – Congressos Estatutários).

CPPD

Comissão Permanente de Pessoal Docente.

DN

Direção Nacional do SINASEFE.

ENE

Encontro Nacional de Educação, organizado por entidades sindicais da área da Educação.

FONASEFE

Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais.

PCCTAE

Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação.

PLENA

Plenária (ver definição no Glossário de termos sindicais).

RSC

Reconhecimento de Saberes e Competências.

SPFs

Servidores Públicos Federais.

TAEs

Técnico-Administrativos em Educação.

Voltar ao índice ↑

IFC – Órgãos colegiados decisórios e consultivos

CONSUPER

Conselho Superior, órgão máximo do IFC, com poder consultivo e deliberativo. Composição: Reitor(a) (presidente do Conselho), Diretores-gerais dos Campi e representantes docentes, discentes, TAEs, dos egressos, da sociedade civil e do Ministério da Educação. A ele compete, entre outras questões, aprovar as diretrizes para atuação do IFC, apreciar o PDI, Plano de Desenvolvimento Institucional e o PPI, Projeto Político Institucional, apreciar as contas e seus relatórios anuais, autorizar a criação, alteração curricular e extinção de cursos e a criação, desdobramento, incorporação, fusão e extinção de unidades do Instituto.

CONSEPE

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, órgão normativo e consultivo de assessoramento e de apoio à Reitoria nas suas políticas de ensino, pesquisa e extensão.

CONCAMPUS

Conselho de Campus, colegiado consultivo de cada campus do IFC. Composto pela direção geral do campus, direções de ensino e administração e representantes docentes, técnico-administrativos, discentes, dos egressos e dos pais de alunos.

CODIR

Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo. Composto por reitor(a), que preside o órgão, pró-reitores(as) e diretores(as) gerais dos campi.

CPPD

Comissão Permanente de Pessoal Docente, assessora na formulação e acompanhamento da execução da política de pessoal docente do IFC. Além de uma Comissão geral do IFC (Institucional), atua localmente em comissões de campus.

CIS

Comissão Interna de Supervisão da Carreira TAE. Semelhante à CPPD, também conta com Comissão Central e subcomissões em cada campus e Reitoria.

Voltar ao índice ↑

IFC – Siglas

Pró-Reitorias

PROAD – Pró-Reitoria de Administração

PRODIN – Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional

PROEN – Pró-Reitoria de Ensino

PROEX – Pró-Reitoria de Extensão

PROPI – Pró-Reitoria de Pesquisa

Diretorias

DIDES – Diretoria de Desenvolvimento Institucional

DGP – Diretoria de Gestão de Pessoas

DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação

Coordenações, Comissões, Comitês e Núcleos

CECOM – Coordenação-Geral de Comunicação

CGPPE – Coordenação-Geral de Políticas e Programas Estudantis

CGI – Coordenação-Geral de Ingresso

Comissão de Ética

CPA – Comissão Própria de Avaliação

CGCTI – Comitê Gestor Central de TI

COCEP – Comitê Central de Pesquisa

NGA – Núcleo de Gestão Ambiental

NAPNE – Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas

NUPE – Núcleo Pedagógico

Voltar ao índice ↑


Sugestões?

Tem uma sugestão ou dúvida? Envie no formulário abaixo sua contribuição:

    Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.