Nossa história

A Seção Sindical Litoral do Vale do Itajaí (SC) do Instituto Federal Catarinense (IFC) do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) nasceu em 06 de outubro de 2010, dia em que foi realizada a primeira Assembleia Geral de docentes e técnico-administrativos em educação do Campus Camboriú, pioneiro, junto do Campus Araquari, na fundação do Sindicato, e eleita a primeira direção sindical provisória.

Naquele momento, a fundação da Seção teve dois objetivos primordiais: por um lado, atender a necessidade de organizar os trabalhadores do Instituto, unindo forças na defesa de direitos adquiridos e na busca de conquistas; por outro, assegurar aos seus representados acesso a serviços como convênio médico e assessoria jurídica.

De lá para cá, a Seção busca se qualificar como instrumento de luta da classe trabalhadora, aproximando-se de suas disputas contra as forças conservadoras e os governos da vez. Para isso, forma alianças com espaços de ação e debate como Fóruns e Frentes Unificadas e com as demais seções sindicais do SINASEFE e da educação federal no estado de Santa Catarina.

Confira um pouco mais da história do nosso Sindicato.

2010-2012: Fundação e primeira diretoria eleita

Depois de empossada como direção provisória, em 2010, a primeira coordenação conta com o engajamento de vários servidores para regularizar sua documentação, obter cadastro de seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e regularizar-se junto ao SINASEFE Nacional.

Em novembro de 2010, assina contrato com o Plano de Saúde Unimed e inicia o processo de cadastramento dos servidores no Sindicato.

Em março de 2011, comemora o cadastro de 99 sindicalizados, se expande para os Campi Araquari e São Francisco do Sul e tem a primeira entrada de recursos oriundos da contribuição de seus filiados. A direção provisória encaminha também a contratação de escritório de advocacia e de contabilidade e garante a participação da categoria em eventos de abrangência nacional e em encontros com as demais Seções do SINASEFE no IFC.

Em abril de 2011 é eleita a primeira direção estatutária da Seção Litoral, a chapa “Ética e Cidadania”, com a participação de 75 dos 115 sindicalizados dos Campi Camboriú, Araquari e da Reitoria e 97,33% dos votos válidos.

Em 2011 e 2012, o SINASEFE Litoral tem papel essencial nas duas greves dos servidores. O movimento daqueles dois anos consegue ganhos financeiros e estruturais importantes, como reajustes entre 15 e 45% escalonados em três parcelas, o reconhecimento da progressão da carreira docente, do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para os docentes, valorização da capacitação dos técnico-administrativos em educação, além de recursos e condições para capacitação de docentes e TAEs, entre outras pautas.

2013-2016: consolidando uma seção multicampi

Em abril de 2013, uma nova Direção estatutária é eleita para o Biênio 2013/2015. A nova cordenação assina um contrato de comodato com a direção do Campus Camboriú para locação de uma sala para o sindicato. Com a estrutura física montada, é contratada uma secretária para melhor atender os servidores.

Em 2014, cria website próprio e prepara a confecção de um informativo impresso periódico para a Seção.

Em 2015, já conta com mais de 270 servidores sindicalizados, abrangendo os Campi Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, São Francisco do Sul e trabalhadores da Reitoria (Blumenau). O crescimento demonstra a relevância das lutas em prol dos trabalhadores da Rede Federal de Educação Técnica e Tecnológica. O ano marca também o início da terceira direção da Seção, composta pela chapa “Continuar lutando para garantir direitos”.

2016 fica marcado por mais uma greve forte da categoria docente e TAE no Instituto. A Seção passa a abarcar o novo campus de São Bento do Sul e segue crescendo em número de filiados. Compõe, entre outros espaços, a construção do II ENE, Encontro Nacional de Educação, onde são debatidas as principais bandeiras de luta dos educadores do país.

2017-2020: uma história em permanente construção

Em 2017, novo pleito eleitoral para Direção e Conselho Fiscal da entidade, elege a chapa “Vozes em Luta”. O ano é marcado pelo movimento “Fora Temer”, que ganhou força em meio a realização do 31º Congresso do SINASEFE em Salvador-BA, e de ações como a Greve Geral de 30 de junho.

Durante o ano a Seção organiza debates temáticos em conjunto com outras entidades, como sobre a Reforma da Previdência proposta por Temer e seus riscos aos trabalhadores, e organiza espaços de formação aos seus filiados. A contratação de um jornalista, em abril, reforça a importância da comunicação no fortalecimento da organização.

Em 2018, a Seção retoma a publicação de informativos impressos periódicos com a criação do EDUC>ação, boletim bimestral com foco nos principais debates dos trabalhadores dos IFs.

Realiza novos debates temáticos e cursos de formação, buscando aprofundar seus filiados em temas centrais da luta dos trabalhadores. Em agosto, transfere sua Sede para um novo endereço, no centro de Camboriú e contrata uma segunda funcionária para organização de sua sede e dos fluxos de trabalho do Sindicato.

Diante de um 2019 de incertezas e ataques aos trabalhadores, a Seção lança o Potemkin, periódico científico pioneiro no SINASEFE, com reflexões aprofundadas sobre Educação e Trabalho no país. As Assembleias do Sindicato também passam por uma transformação: cada plenária passa a contar com espaços de debates e formação junto das discussões sobre os rumos da organização sindical.

Em 2020, ano em que a Seção completa sua primeira década de vida dedicada aos trabalhadores e suas pautas, a pandemia de Covid-19 obriga o Sindicato a realizar sua primeira assembleia virtual e um processo eleitoral conduzido de maneira totalmente remota. A nova gestão, formada pela chapa “Voz Ativa”, toma posse em maio. Junho marca o lançamento do segundo número do Potemkin, com a primeira experiência de transmissão ao vivo no canal do Sindicato no Youtube.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.