Invasão de Assembleia vira caso de polícia em Camboriú

Reunião nesta quarta, 24, teve que ser suspensa pela presença de elementos estranhos à comunidade que buscavam criar atrito e fatos políticos dentro do Instituto. Polícia Militar teve que ser chamada para que a Assembleia pudesse ser retomada

“Viva Pinochet! Viva Pinochet! [Ele] matou quem tinha que matar. Viva Pinochet, porque se ele tivesse feito o que [fez] aqui no Brasil não teria ‘isso aí'”. Essa foram as palavras de Emilio Dalçoquio Neto, herdeiro de uma das principais transportadoras de cargas do país, durante Assembleia do SINASEFE Litoral interrompida por ele e outros elementos na tarde desta quarta no Campus Camboriú do Instituto Federal Catarinense.

Passando-se por servidores do Instituto, o grupo se infiltrou na Assembleia para, de acordo com publicação nas redes sociais de uma das envolvidas, a ex-candidata à deputada federal pelo PSL Dileta Correa Silva, “interromper a reunião dos comunas”.


Emilio Dalçoquio (de azul, ao centro) ao lado das candidatas derrotadas nas eleições Dileta Correa Silva (dep. federal – PSL) e Laura Diés (dep. estadual – PATRIOTA)

Para a direção da Seção Litoral-SC do SINASEFE, a situação vivida demonstra o momento que o Brasil vive às vésperas do segundo turno das eleições, com o aumento dos casos de intimidação de grupos conservadores contra o direito democrático de reunião e de construção de entidades como os Sindicatos.

ATUALIZAÇÃO 16:35 – 25/10/2018

A Seção, enquanto entidade representante dos trabalhadores, registrou junto à Polícia Militar Boletim de Ocorrência detalhando o ocorrido e ainda estuda demais medidas cabíveis no caso. A orientação do Sindicato é de que os servidores presentes na Assembleia de ontem registrem Boletins de Ocorrência individuais pela plataforma virtual da PM-SC e que, em caso de uso não autorizado de suas imagens em vídeos realizados pelos invasores, denunciar os mesmos com registro notarial em cartório.

Nota oficial da Direção do Campus

Na tarde desta quinta, 25, a Direção do Campus Camboriú lançou nota oficial sobre o caso. Nela, a Direção relata brevemente o episódio, explicando as medidas que tomou – a ida até o local da Assembleia e a constatação de que os servidores estavam sendo tratados desrespeitosamente pelo grupo de invasores, daí a opção da Direção em chamar a Polícia Militar “para registrar os devidos Boletins de Ocorrência (B.O) e iniciar a tomada de providências legais cabíveis”.

A Direção destaca ainda que o Instituto não interfere nas pautas discutidas nas Assembleias do SINASEFE e que “o caso somente teve a intervenção da Direção por conta das agressões verbais e da iminência de problemas de maior proporção”.

Afirma que o Campus tem em sua missão proporcionar uma educação profissional, comprometida com a formação cidadã, a inclusão social, a inovação e o desenvolvimento regional e com base nessa missão sua Direção está “sempre disposta a dialogar, de forma respeitosa, para resolver e mediar discussões que possam acontecer dentro da instituição”. Registra ainda o repúdio a toda e qualquer forma de violência, seja verbal ou física e ressalta que o IFC, por intermédio da Procuradoria Federal, irá tomar as medidas legais cabíveis a respeito do caso.

Caçadores de Moinhos

Os invasores da reunião desta quarta levantaram suspeitas desconexas da realidade. Sem nenhuma prova do que afirmava, a ex-candidata e, portanto, filiada a um partido político, Dileta Correa afirmou defender uma “Escola sem Partido”.

Disse ainda que o Instituto estaria perseguindo professores identificados com partidos de direita e até que “tem diretores apoiando traficantes e uso de drogas dentro do Campus aqui do IFC”.

Ela também afirmou que os participantes da Assembleia eram contra a Polícia Militar – na verdade, os presentes discutiam a necessidade da criação de um protocolo adequado para a realização de rondas ostensivas da PM, estadual, nas dependências do Instituto, sob jurisdição federal.

Assembleia retomada

Se a invasão protagonizada por Dalçoquio & Cia. pretendia encerrar com a Assembleia vale dizer que a ação não funcionou. Após a interrupção provocada pelo grupo, os servidores voltaram a participar da Plenária normalmente.

Eleições 2018

Entre as pautas da Assembleia estava o debate sobre as eleições que ocorrem no próximo final de semana. A pauta foi definida nacionalmente, e diversas Seções do SINASEFE já realizaram encontros semelhantes em todos os cantos do país. 

Contra o autoritarismo

A ação do grupo reforçou a necessidade de combate ao que há de mais retrógrado: o fascismo e sua virulência. A utilização de figuras abjetas como do ditador Augusto Pinochet como exemplos positivos para o país demonstraram, literalmente durante a realização da Assembleia, os riscos que a democracia e o pensamento discordante corre nestas eleições.

DCE do Campus Camboriú e Seção Santa Rosa do Sul repudiam ação e se solidarizam com servidores

Em nota em sua página no Facebook, o Diretório Central dos Estudantes do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú repudiou a ação dos invasores do Campus. A nota da entidade afirma que “vivemos tempos de intolerância e ódio, a violência se acentua a cada dia devido a divergências políticas, o que é INADMISSÍVEL em uma DEMOCRACIA” e que “qualquer medida que assegure a integridade física e moral dos servidores do campus, dos discentes e docentes não é pouca”.

Além disso, o DCE se solidarizou com a entidade e com os servidores atingidos pela invasão afirmando que a “luta pela livre organização sindical tem nosso apoio”.

Já a Diretoria Executiva da Seção Sindical Santa Rosa do Sul enviou à Seção Litoral moção em defesa da autonomia sindical e a liberdade de cátedra “que voltam a ser alvos de ataques conservadores e reacionários, desdobramentos da conjuntura política arbitrária que gera um discurso preconceituoso”. A nota da entidade (na íntegra aqui) afirma ainda que o movimento sindical historicamente se apresentou “em defesa da construção de consensos democráticos, contra o autoritarismo e outras formas de hierarquização” e que “neste momento não será diferente, estaremos atuantes e resistentes, promovendo a discussão e reflexão crítica contra a intolerância social que está sendo constituída”.

Decisões da Assembleia

Nesta sexta publicaremos as decisões tomadas na Assembleia da tarde desta quarta.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.