10º Seminário de Educação encaminha suas proposições à Plenária Nacional

Encerramento das atividades no domingo, 10, aprovou propostas a partir de resolução inicial e debates nos Grupos de Trabalho. Agora, pautas serão discutidas em Plena do Sindicato.

A décima edição do Seminário Nacional de Educação juntou bom número de docentes e técnico-administrativos em educação (TAEs) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica durante seus quatro dias de debates dedicados aos rumos da Educação no país. O evento realizado na cidade de Santa Maria, RS, teve como tema “educação em tempos de crise, por uma educação classista e emancipatória!”.

Entre as manifestações de convidados, ouvintes e organizadores, ficaram as reflexões sobre as possibilidades e os limites de uma Educação verdadeiramente transformadora nos dias atuais. Também o desafio de formular políticas e práticas educacionais capazes de aumentarem a autonomia de estudantes e educadores e, ao mesmo tempo, incluírem a rica diversidade de trabalhadoras e trabalhadores do país. Confira abaixo um resumo das atividades do evento.

 

1º dia – credenciamento, abertura e primeiras mesas

Além do credenciamento, o primeiro dia contou com uma apresentação da Banda Sinfônica da Universidade Federal de Santa Maria, regida pelos maestros João Batista Sartor e Diego Ramires Leite, e as três primeiras Mesas do Seminário.

A primeira delas, solene, abriu o evento contando um pouco da história da cidade-sede do SNE e logo passou para os discursos de autoridades e representantes da organização. Eduardo Marafiga, representante da Seção Santa Maria do SINASEFE; Lídia Heringer, representante da Seção IF Farroupilha; Lúcia Madruga, secretária municipal de educação de Santa Maria; Luciana Rambo, representante da Assessoria Jurídica Nacional do SINASEFE; Maria do Socorro, secretária-adjunta da pasta de Políticas Educacionais do SINASEFE; Micilandia Sousa, representante da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira TAE (CNS); Narà Quadros, representante da Comissão Nacional da carreira Docente (CND); Ronaldo Naziazeno, secretário da pasta de Políticas Educacionais do SINASEFE; e Silvio Rotter, coordenador geral do SINASEFE, deram as boas-vindas aos participantes do Seminário e introduziram, cada um a sua maneira, ideias e opiniões sobre o momento atual do país.

Realizada na sequência, a Mesa 1 do evento propriamente dito se debruçou sobre o legado que a centenária revolução russa deixou à educação dos trabalhadores. Camila Marques, professora do Instituto Federal de Goiás (IFG); Diorge Konrad, professor da UFSM; e Magda Furtado, professora do Colégio Pedro II, formaram o trio de convidados da mesa, coordenada por Ronaldo Naziazeno.

A “Reforma Educacional no contexto de perda de direitos e precarização da Educação”, Mesa 2 do SNE, foi realizada logo após o fim da primeira mesa. Coordenada pela servidora Adriana Bortolini (seção Santa Maria), a mesa teve a participação da professora do IFSC, Giane Carvalho, do professor da UFPel e dirigente do Andes-SN, Giovani Frizzo, do professor da UnB e ex-dirigente do ANDES, Sadi Del Roso, e do técnico-administrativo em educação do IFRN, Shilton Roque. Na pauta, os ataques do governo Temer à Educação e aos servidores públicos – em especial aqueles impostos pelas leis 13.415/2017 (Reforma do Ensino Médio) e 13.467/2017 (Reforma Trabalhista).

2º dia – atividades na Universidade, GTs e rica programação cultural

O segundo dia de Seminário ocorreu em novo cenário: o campus da Universidade Federal de Santa Maria. Pela manhã, atividades no recém inaugurado Centro de Convenções da Universidade. Para abrir os trabalhos, a apresentação do grupo de jovens percussionistas do projeto Atoque, que há quinze anos aproxima jovens de baixa renda da região de Santa Maria à música, especialmente a feita com instrumentos percussivos como atabaques, xilofones e cajóns.

Na sequência, ainda pela manhã, a Mesa 3 do evento, intitulada “O papel do SINASEFE frente ao Sistema Educacional Brasileiro: emancipatório, politécnico e classista” debateu tópicos como os desafios da inserção de perspectivas emancipadoras na educação tradicional, a necessidade de construir na prática a educação classista – que favoreça o interesse dos trabalhadores-, e a importância dos servidores docentes e TAEs participarem ativamente da disputa de modelos educacionais no país.

A mesa coordenada pela servidora e diretora do SINASEFE Márcia Raquel teve como palestrantes a professora do Colégio Politécnico da UFSM Claudia do Amaral, o professor do IFC Ricardo Velho, e o professor do IFBA e coordenador de políticas educacionais do SINASEFE, Ronaldo Naziazeno.

Com os debates acumulados nas três mesas anteriores, os primeiros Grupos de Trabalho (GTs) do evento ocorreram durante a tarde de sexta, 08. Tendo por base a proposta de resolução elaborada pela pasta de Políticas Educacionais e Culturais do SINASEFE e os trabalhos das bases que constam no Caderno de Textos do Seminário, os quatro GTs avançaram em dois temas definidos: “As tarefas do nosso sindicato e a Educação Classista” e “Ataques à Educação Brasileira: como resistir?”.

Conclusos os trabalhos, os participantes foram convidados para uma atividade de caráter cultural, com a apresentação do documentário “Para Além dos Seios” (confira aqui a sinopse) e uma roda de conversa sobre opressões com a presença do diretor do filme, Adriano Big. Mais tarde, os participantes vindos de várias partes do país tiveram como atividade opcional um jantar típico gaúcho contando com apresentações folclóricas tradcionais no estado.

3º dia – combate às opressões, propostas de resolução, último dia de GTs

O sábado, 09, reiniciou os trabalhos no Hotel Itaimbé, base do evento, com a Mesa 4, “As opressões na Educação atual e na Educação classista”, que tratou do combate ao racismo, ao machismo, à LGBTfobia e às outras formas de opressão nos tempos atuais.

A mesa coordenada pela professora Socorro Silva, secretária-adjunta da pasta de Políticas Educacionais e Culturais do SINASEFE, teve como palestrantes Guilherme Howes, professor da Unipampa; Marcela Azeredo, técnica-administrativa do Colégio Pedro II; Maria Rita Pi Dutra, professora aposentada do RS; e Paula Vielmo, técnica-administrativa do IFBA.

Na pauta, a importância do crescimento deste tipo de debate nas mesas e eventos do SINASEFE, o espaço para que outros segmentos, como das pessoas com deficiência, se insiram nesta luta, e o papel do Sindicato no combate às opressões.

De tarde, um novo tema para debater nos GTs: “Educação Laica e Gênero”. Após a apresentação dos trabalhos inscritos neste segmento do Caderno de Textos do Seminário, os GTs foram novamente divididos. De acordo com a Direção Nacional, essa segmentação dos participantes em grupos menores sorteados aleatoriamente serve para que ocorra um número maior de intervenções nos GTs, multiplicando a possibilidade de contribuições das bases aos debates apresentados.

No fim da tarde, com o encerramento dos GTs, a organização passou à sistematização de todas as propostas encaminhadas pelos grupos em cada tema para apresentação na Plenária Final do Seminário, no domingo, 10.

4º dia – plenária final encerra evento

A Plenária de Encerramento marcou o fim de atividades obrigatórias do Seminário (aos interessados houve ainda uma visita opcional a uma vinícola local no domingo a tarde). Por não ter caráter congressual, o 10º SNE apenas indicou seus apontamentos à Plenária Nacional, esfera de deliberação do SINASEFE. Sendo assim, a manhã de domingo foi marcada por ajustes, revisões, pequenas supressões ou emendas ao texto base inicialmente apresentado pela pasta de Políticas Educacionais e revisado pelos Grupos de Trabalho nos dias anteriores.

O Seminário foi encerrado com a presença de parte da Comissão Organizadora do evento no palco do auditório para agradecer aos participantes que se deslocaram de todo o país até Santa Maria e prevendo as novas atividades para o futuro do Sindicato.

Debates estarão disponíveis em vídeo

Diferente de outras atividades do SINASEFE, o SNE não contou com transmissão ao vivo de suas atividades. No entanto, as Mesas e Plenárias do Seminário foram gravadas e, de acordo com a Direção Nacional, serão disponibilizadas em breve no canal de vídeos do Sindicato Nacional no Youtube.

Confira os textos anteriores sobre o 10º SNE

Confira abaixo fotos e cobertura realizada pelo SINASEFE Nacional no 10º SNE

Credenciamento | Mesa de abertura | Mesa 1 | Mesa 2 | Coquetel | Apresentação Atoque | Mesa 3 | 1ª tarde de GTs | Debate sobre o doc “Para além dos Seios” | Mesa 4 | 2ª tarde de GTs | Plenária finalEncerramento

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.