19/11: evento aberto à comunidade debate Future-se no IFC Camboriú

Programa Federal Novos Caminhos também será discutido em evento durante a terça, 19.

Acompanhe ao vivo

  • Acesse o VLC (baixe aqui)
  • Escolha a opção “Mídia” do menu superior e “Fluxo de Rede”
  • Preencha a URL de rede como mms://rss2000.ifc.edu.br:1800 e clique em Reproduzir

É hora de mostrar que a comunidade do IFC defende a autonomia de seu Instituto!

Na próxima terça, 19, o Grupo de Trabalho (GT) criado pela Reitoria para debate dos projetos Future-se e Novos Caminhos, propostas da atual gestão do MEC, se reúne no Campus Camboriú em dois momentos distintos.

Pela manhã, a programação é aberta à comunidade, e contará com um debate com a participação de Luciano Toledo, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Espírito Santo e coordenador do Fórum de Desenvolvimento Institucional do CONIF, entidade que reúne os dirigentes dos Institutos Federais do país, Anderson Ribeiro, professor da Universidade Federal da Fronteira Sul e ex-diretor do campus Erechim daquela instituição e Fernando José Braz, professor do Campus Araquari do IFC.

O evento da manhã é a primeira atividade aberta ao público realizada pelo Grupo instituído pela Reitoria a partir do posicionamento oficial de preocupação com o projeto Future-se desde que este foi anunciado, em maio.

No período da tarde, haverá reunião do GT, envolvendo representantes dos Campi, membros das Comissões de Supervisão das Carreiras TAE e Docente (CIS e CPPD) e representantes sindicais. O encontro está marcado para 13h30.

Para o coordenador do GT, Michel Goulart da Silva, as atividades desta terça são importantes por dois motivos: porque trazem ao IFC pessoas que vem discutindo estes temas em suas instituições, colaborando na compreensão dos programas, e “por ser um espaço que, além de proporcionar o debate aberto junto a comunidade acadêmica, permitirá a todos tanto conhecer melhor os programas como participar da construção do debate em suas unidades”.

Segundo o coordenador, a proposta é que desta reunião em Camboriú também se estabeleça uma metodologia para aprofundar as discussões nos Campi do Instituto, dando legitimidade ao posicionamento institucional do IFC como um todo.

O QUÊ? Debate e Reunião do GT sobre os Programas Future-se e Novos Caminhos

QUANDO? Terça, 19 de novembro. 9h (Debate aberto à comunidade) | 13h30 (Reunião do GT)

ONDE? No Campus Camboriú do IFC

FUTURE-SE

Anunciado pouco depois do bloqueio dos recursos realizados pelo MEC para as Universidades e Institutos Federais, o Future-se seria, de acordo com o Ministério, um programa para aumentar a “autonomia financeira” destas instituições por meio de contratações via Organizações Sociais (OSs).

Como já apontado em nossas publicações sobre os riscos do Programa, na prática o que deve ocorrer é exatamente o oposto. A tal “autonomia financeira” seria a entrega da gestão dos recursos das Instituições para organizações privadas, submetendo o ensino, pesquisa e extensão aos desmandos do mercado.

Entenda mais sobre o projeto em nosso especial “Tópicos de Leitura – Future-se”, um apanhado do que tem se falado sobre o projeto em artigos, vídeos e entrevistas com especialistas no assunto.

Novos Caminhos

Lançado em outubro deste ano, o programa Novos Caminhos tem como meta aumentar em 80% o número de matrículas nos Cursos Técnicos e Profissionalizantes. De acordo com o MEC, a proposta é aproximar os jovens das necessidades do mercado de trabalho.

Com pouco embasamento sobre origem dos recursos e estratégias práticas para sua execução, as críticas ao programa recaem sobre o modelo tecnicista que se impõem sobre a educação técnica.

O projeto foge da proposta de uma educação politécnica, de formação para a cidadania, para uma formação puramente voltada aos interesses de mercado.

Saiba mais sobre o projeto na reportagem da EPSJV/Fiocruz.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.