Tem início o 33º CONSINASEFE

Congresso que ocorre em Brasília tem caráter estatuinte e segue até domingo. SINASEFE Litoral participa com quatro delegados e seis observadores.

Foto: ASCOM SINASEFE IFMG

Primeiro dia foi de credenciamento, mesa de abertura e definições sobre regimento interno do Congresso. Tendo como tema “É preciso lutar, é possível resistir!”, Congresso realiza alterações no Estatuto da entidade e discute linha política de atuação e políticas de combate às opressões.

Após uma manhã de ajustes finais e credenciamento, o 33º Congresso do SINASEFE teve início da tarde de quinta, 14 de novembro.

Como de costume nos Congressos do SINASEFE, a mesa de abertura contou com a saudação de mais de uma dezena de organizações de trabalhadores e trabalhadoras entre partidos, centrais sindicais e organizações parceiras de lutas, além de ser composta também pelos Coordenadores e pela Coordenadora Geral da Direção Nacional (DN).

  • Coordenação geral do sindicato: Camila Marques, Carlos Magno e David Lobão
  • Adriana Stella, representando a CSP-Conlutas
  • Elma Dutra, da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra)
  • Gabriel Cruz, Secretário de Assuntos Jurídicos e Legislativos da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
  • Gibran Jordão, do Fórum de Lutas em Defesa da Classe Trabalhadora
  • Guilherme Boulos, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) – saudação por vídeo
  • Hamilton Moreira, do Partido Comunista Brasileiro (PCB)
  • José Junior, da executiva da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet)
  • Jacy Afonso, presidente do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal (PT)
  • Paulo Reis, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)
  • Ricardo Velho, da Intersindical (Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora)
  • Rodrigo Rodrigues, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Distrito Federal
  • Valmir Floriano, da Assessoria Jurídica Nacional do SINASEFE (AJN)

Confira um resumo das manifestações de cada representante presente

Regimento Interno do Congresso

Na sequência, iniciaram as discussões sobre o Regimento Interno que dá as bases para as discussões do Congresso. A partir da proposta trazida pela Comissão Organizadora, os trabalhadores e trabalhadoras filiados ao SINASEFE sugeriram modificações na redação, adicionando, alterando ou suprimindo pontos.

Do Regimento inicial, disponível aqui, foram feitas poucas mudanças significativas. Com a existência de teses que pretendem alterar o tempo de mandato do Conselho de Ética do SINASEFE Nacional, a maior mudança foi na ordem dos trabalhos para a eleição do Conselho, que passou a estar prevista para depois da discussão e deliberação das teses estatutárias. Naquele momentos se mudou ainda a forma de votação para o Conselho, com cada delegado votando em um e não em três candidatos como previa inicialmente o Regimento.
[atualização pós-congresso: com os mandatos prorrogados na discussão das teses estatuintes, não houve nova eleição do Conselho – saiba mais]

A votação mais apertada, no entanto, foi quanto a cláusula de barreira para que as teses estatutárias debatidas nos Grupos de Trabalho (GT) fossem levadas à deliberação da Plenária. Diferente das Teses Políticas, de Plano de Lutas e de Combate às Opressões, que precisavam de 10% de aprovação em um GT para serem discutidas por toda a plenária, as teses com mudanças no Estatuto passaram a precisar da aprovação de no mínimo 30% em um dos grupos.
[atualização pós-congresso: com o atraso nos trabalhos, os delegados em plenária do 3º dia de Congresso decidiram não realizar os GTs para discussão das teses estatutárias – saiba mais]

Análise de Conjuntura

Já passavam das 19h quando a mesa de conjuntura do Congresso teve início, composta por Atnágoras Lopes, da CSP-Conlutas, e Gibran Jordão, do Fórum Sindical, Popular e da Juventude de Lutas Por Direitos e Liberdades Democráticas. O Andes-SN também foi convidado à mesa, mas justificou a ausência e enviou por escrito uma saudação aos participantes do fórum.

Confira a cobertura da Mesa de Conjuntura do SINASEFE Nacional

Congresso segue até domingo, 17

A delegação do SINASEFE Litoral presente no evento, que ocorre no Hotel Nacional, em Brasília, foi estabelecida em Assembleia de base ocorrida em Camboriú no dia 23 de outubro.

Herlon Rosa, Isaias dos Santos, João Carlos Cichaczewski e Rúbia Sagaz são os delegados eleitos, de acordo com a listagem publicada no site do evento.

[Atualizado às 17h30 de 19/11/2019]

Confira os textos que resumem as atividades de cada dia de Congresso

1º dia: Tem início o 33º CONSINASEFE [1º dia]

2º dia: Segundo dia de Congresso debate teses de conjuntura, planos de luta e opressões [2º dia]

3º dia: CONSINASEFE: 3º dia debate desfiliação da CEA e teses de combate às opressões, planos de lutas e políticas [3º dia]

4º dia: Plenária Final debate teses estatutárias e aprova construção da greve dos Servidores Públicos Federais

Um comentário sobre “Tem início o 33º CONSINASEFE

Os comentários estão fechados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.