Assembleia define representantes em Plenária Nacional

Filiados reunidos na Reitoria do IFC debateram momento do país após a greve dos caminhoneiros e encaminharam ações contra o assédio no Instituto

Na tarde da última quarta, 06, servidores docentes e técnico-administrativos em educação filiados ao SINASEFE Litoral realizaram assembleia da categoria com quatro pautas: informes, análise de conjuntura, retirada de delegados para a 154ª Plenária Nacional do SINASEFE e assuntos gerais. Confira abaixo um resumo do que foi debatido.

Informes

Entre os informes, destaque para o repasse sobre o 32º Congresso do SINASEFE, ocorrido entre o final de abril e o início de maio, que elegeu a nova Direção Nacional da entidade. Também houve informe sobre a participação de filiados à Seção no Seminário de Educação Profissional e Tecnológica realizado pelo SINTIETFAL em maio deste ano.

Outro evento relatado foi o Congresso da FASUBRA, entidade que representa os TAEs do Ensino Superior público e na qual alguns servidores concursados há mais tempo no IFC mantém filiação. Mais de 1200 delegados participaram do evento, que ocorreu em Poços de Caldas-MG entre 6 e 11 de maio e também elegeu nova Direção para a Federação. O jornalista da entidade relatou ainda sua participação, em caráter formativo, no 6º Seminário Unificado de Imprensa Sindical e 4º Encontro Nacional de Jornalistas Sindicais, ocorridos no último final de semana.

Foram dados informes locais sobre a construção de algumas minutas de progressão das carreiras docente e TAE dentro do Instituto e sobre a resolução que trata do controle da jornada de trabalho no IFC. Tanto a progressão dos TAEs como a redação da nova resolução devem ser levadas a consulta pública nos próximos meses – novas notícias sobre estas questões poderão ser vistas no portal do IFC e em nosso site.

Conjuntura

No ponto de análise de conjuntura, os servidores presentes são convidados a darem suas opiniões sobre o atual cenário internacional, nacional e em seus locais de trabalho. Diante da movimentação dos caminhoneiros que parou o país neste mês de maio, as análises feitas na Assembleia trataram especialmente desta temática.

Em resumo, sem deixar de lado os aspectos contraditórios do próprio movimento, os pontos de análise mais repetidos foram em apoio aos protestos. Ainda que inconsciente para parte dos trabalhadores do transporte, a pauta de melhoria nas condições de suas vidas se aproxima do ponto de vista dos sindicatos e das organizações que desejam dar fim à superexploração da classe trabalhadora em geral.

As manifestações, organizadas ou espontâneas, também apontam para necessidade de reflexão do papel dos servidores e da Seção Sindical na análise das pautas da sua própria categoria. No momento atual, é chave retomar o papel central da organização sindical na defesa dos interesses da categoria.

Plenária Nacional

O ponto que discutia a Plenária Nacional do SINASEFE iniciou com a leitura da pauta proposta para a Plena. Em sua 154ª edição, a Plenária ocorre neste próximo final de semana em Brasília-DF. Um dos debates mais relevantes entre os que serão discutidos é a proposta de iniciar o chamado “Estado de Greve”, momento que antecede o movimento grevista e que serve como sinal de insatisfação dos trabalhadores.

Após discutir sobre o atual momento como propício ou não para este movimento, a maioria presente na Assembleia decidiu levar a posição pela aprovação do Estado de Greve. Em votação simbólica foram aprovados os nomes de Mario Ferreira e Priscila Cardoso Pereira como delegados que representarão a Seção na Plena. A servidora Rúbia Sagaz irá à Plena como observadora.

Também foi aprovada a produção de uma moção de apoio à servidora do IFSC e diretora da Seção SINASEFE-IFSC, Daniela Cristina Kassner. A servidora passou por processo de exoneração após se afastar em decorrência de assédio moral em seu local de trabalho. Sua situação será debatida nesta Plenária e está descrita nesta notícia do SINASEFE IFSC.

Assuntos Gerais

A Direção do Sindicato informou sobre a realização do curso “Como Funciona a Sociedade” neste próximo final de semana no campus do IFC em Bumenau. Por conta da dinâmica do curso, que precisa de um número mínimo de pessoas para funcionar, a única turma fechada neste momento será para o Módulo I, ficando o Módulo II do curso para uma oportunidade futura.

Foi trazido à pauta na Assembleia o tema do Assédio Moral dentro do Instituto. Diversas situações podem desencadear o assédio e, nesta assembleia, foi trazida a questão do uso da ouvidoria do Instituto como ferramenta para pressão interna.

Diante deste quadro e após debate na assembleia, foram dados dois encaminhamentos a questão: por um lado, a Direção da Seção levará esta questão ao conhecimento da gestão do IFC na próxima reunião das Seções do SINASEFE com a Reitoria. Além disso, será reforçada a divulgação do boletim informativo EDUC>ação, que em sua segunda edição debate justamente o tema do assédio. Junto à divulgação, o Sindicato criará uma ferramenta online em seu site para o recebimento de denúncias anônimas de assédio, buscando receber e entender melhor os servidores que passam por esse tipo de situação.

Por fim, diante do expressivo aumento de preço dos combustíveis, foi acordada relação de estudo para reajuste na ajuda de custo que o Sindicato oferece aos seus filiados para participação em suas atividades. O valor máximo para este recurso não é alterado desde 2015.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.