CONSINASEFE: Plenária Final debate teses estatutárias e aprova construção da greve dos Servidores Públicos Federais

Manhã de domingo é de encerramento do Congresso em 2019. Plenária aprova que Direção do sindicato indique disposição da categoria para construir greve contra desmonte dos serviços públicos por Bolsonaro

Foto: ASCOM/SINASEFE Litoral

Último dia de Congresso debate aspectos da eleição, composição e funcionamento da Direção Nacional, financiamento do Sindicato e Conselho de Ética

Paridade de gênero

Plenário definiu presença mínima de 50% de mulheres na Direção Nacional. A proposta aprovada não estabelece máximo de mulheres, como ocorria até o momento com a Direção dividida em 50% por gênero.

Coordenação Geral com mínimo de TAEs e Docentes

A discussão pela obrigatoriedade de no mínimo um docente e um técnico-administrativo em educação na Coordenação Geral acabou rejeitando a proposta.

Acessibilidade e Inclusão é nova Secretaria da DN

Foi aprovada por aclamação a criação da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade, com duas cadeiras. O número de membros da DN permaneceu como está, saindo as cadeiras que irão para a nova Secretaria das vagas antes ocupadas por suplentes.

A única polêmica votada em Plenário foi quanto a obrigatoriedade ou prioridade para pessoas com deficiência (PCDs) na Secretaria. A votação na plenária foi pelo entendimento de que a Secretaria deve ter prioridade para PCDs, sem obrigatoriedade.

Suplentes votam na Direção Nacional

Decisão da Plenária foi de que os suplentes da DN tenham voz e voto nas decisões da Direção.

Financiamento do SINASEFE

As teses que pediam mudanças no financiamento do SINASEFE, especialmente de sua Direção Nacional, foram rejeitadas. O percentual de 15% de repasse das Seções Sindicais para a DN foi mantida, assim como foi mantido 20% de repasse à DN sobre recursos vindos de decisões judiciais.

Plenária conclui pontos de teses ligadas ao Conselho de Ética

Após a aprovação de alguns pontos ligados ao tema na Plenária da noite de sábado, domingo foi de definições dos princípios e competências do Conselho. Pela complexidade do tema, os pontos apresentados serão remetidos a Assessoria Jurídica Nacional (AJN), procedimento padrão para todas as mudanças estatutárias, mas ainda mais importantes neste caso, em que o Conselho estabelece ritos e métodos de trabalho para investigações éticas.

Encontros de Mulheres

O Estatuto do Sindicato passou a prever a realização de Encontros de Mulheres nacionais em anos pares e encontros regionais (Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte) em anos ímpares. O Encontro Nacional também deverá ter duração mínima de três dias e ser separado do Congresso do SINASEFE, como ocorrido em sua última edição, na quarta, 13.

Delegações para as Plenárias Nacionais

Na votação mais apertada de todo o Congresso, os delegados presentes votaram pela manutenção do formato de um delegado indicado pela Direção local do Sindicato e um delegado eleito pela base por Seção nas Plenárias Nacionais da entidade, segunda instância mais importante do Sindicato. 84 foram favoráveis e 82 preferiam alterar esta composição.

Construir greve dos SPFs contra os ataques de Bolsonaro

Desde que assumiu, o atual governo federal vem enviando dezenas de medidas prejudiciais aos trabalhadores. O pacote enviado nas últimas semanas, por exemplo, retira mais de uma dezena de direitos dos Servidores Públicos Federais (SPFs), prevendo até mesmo a demissão de servidores nos próximos anos.

Contra esse pacote e em defesa dos trabalhadores, a Plenária do Congresso aprovou a construção de uma greve conjunta dos Servidores Públicos Federais, apontamento que será levado nas próximas reuniões dos Fóruns que reúnem as diferentes categorias dos SPFs.

Como aprovado na programação e no regimento interno do Congresso, as atividades de plenário foram encerradas às 13h deste domingo.

Confira os textos que resumem as atividades de cada dia de Congresso

1º dia: Tem início o 33º CONSINASEFE [1º dia]

2º dia: Segundo dia de Congresso debate teses de conjuntura, planos de luta e opressões [2º dia]

3º dia: CONSINASEFE: 3º dia debate desfiliação da CEA e teses de combate às opressões, planos de lutas e políticas [3º dia]

4º dia: Plenária Final debate teses estatutárias e aprova construção da greve dos Servidores Públicos Federais

[Atualizado às 15h30 de 17/11/2019]

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.