MP abre brecha para que servidores sejam afastados em nome do “interesse público”

Medida Provisória 792, que instituiu PDV, traz capítulo que trata da licença sem remuneração “a pedido ou a interesse do serviço público”.

Foto: Lula Marques
Foto: Lula Marques

Os golpes do governo provisório de Michel Temer contra os trabalhadores do serviço público e privado não param! A Medida Provisória que instituiu o chamado “Programa de Demissão Voluntária” (saiba mais sobre o que o PDV pode significar aqui) traz em seção específica o significado do governo para a “licença incentivada sem remuneração”.

Basicamente, o capitulo III da MP trata do afastamento não remunerado do servidor federal, por até seis anos, com o governo pagando para isso uma indenização correspondente a três meses de salário.

Pela redação do texto, a chamada “licença” pode ser feita “a pedido ou a interesse do serviço público”, com duração de dois períodos iguais de três anos. Resta saber o que poderá ser chamado de “interesse público” neste momento!

De acordo com o terceiro parágrafo do texto da MP, em tramitação no Congresso, a licença poderá ser concedida “pela autoridade máxima do órgão ou da entidade a que se vincula o servidor, permitida a delegação de competência”.

Veja aqui a íntegra da MP.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.