Nota do SINASEFE LITORAL sobre a tentativa de golpe de terroristas no Distrito Federal

A posse do Presidente eleito Luiz Inácio LULA da Silva, realizada em 1º de janeiro de 2023, em Brasília, marcou uma importante página da história democrática do país.

No entanto, uma semana depois, golpistas fascistas, incitados constantemente por Bolsonaro, invadem a Praça dos Três Poderes e interrompem  o panorama de tranquilidade e esperança que havia se instalado na posse; lembrando-nos que o Fascismo não se derrota apenas nas urnas. 

Em ato de terrorismo os golpistas marcharam pelo Eixo Monumental, passando pela esplanada dos ministérios com o apoio da polícia e invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF)e o Palácio do Planalto, roubaram, vandalizaram e destruíram patrimônio público, tudo isto sob o olhar conivente de quem estava lá para evitar que isso acontecesse. . O SINASEFE LITORAL repudia veementemente estes atos terroristas levados a cabo por fascistas de extrema direita que foram alimentados durante os últimos anos por Bolsonaro. Repudiamos ainda a conivência das forças de segurança do Distrito Federal, que tem como prerrogativa defender a capital federal.. Os atos terroristas deste domingo, 8 de janeiro, são o sinal de que enquanto houver um grupo de fascistas se organizando livremente, divulgando suas mensagens de ódio, usando símbolos e até se apropriando de símbolos nacionais para se disfarçarem de patriotas, haverá urgência de cada organização democrática agir contra o fascismo. É nosso dever continuar a luta contra o fascismo, que só vai ser derrotado nas ruas, com o povo emancipado defendendo a democracia.

Dessa forma, é fundamental investigar e punir todos os responsáveis, sejam eles autoridades políticas, militares, financiadores. SEM ANISTIA!

O SINASEFE LITORAL se manterá em constante vigília e mobilização. Sigamos firmes na luta em defesa da educação, do serviço público e  da democracia.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.