O que marcou 2018 – Retrospectiva [EDUC>ação]

Um balanço do ano que passou em nossa Seção

A passagem de ano sempre marca um ponto entre o olhar para frente e para trás. Ao mesmo tempo se vislumbra os desafios e conquistas de um ano que vem chegando, é o momento de refletir sobre o período que passou.

Confira um pouco do que foi o ano de 2018 em nosso Sindicato e, conosco, prepare-se para o que ainda está por vir!

Mobilizações

Junho > Desde o início do ano, o debate em torno da implantação do ponto eletrônico para os TAEs do IFC movimentava a categoria. Depois de Assembleias e reuniões com a gestão sobre o tema, o Sindicato lança, em junho, campanha de comunicação voltada ao boicote aos testes com o sistema de ponto. Os cartazes e textos que acompanhavam o material esclareciam os servidores sobre os problemas que já podiam ser identificados antes mesmo da implantação do sistema no IFC.


Julho > Além da campanha impressa, foi feita uma pesquisa de opinião junto aos servidores sobre o sistema eletrônico e o sistema manual. Os resultados apontaram para o descontentamento dos servidores com o novo modelo e para uma série de falhas no sistema eletrônico, causando estresse e preocupações facilmente contornáveis no sistema de papel.


Agosto > Como medida de combate ao assédio moral nos ambientes de trabalho do IFC, o Sindicato criou neste mês um formulário online para o recebimento de denúncias de servidores. A página que disponibiliza o formulário também trazia material explicativo sobre o tema. O EDUC>ação nº2 também destacou o combate ao assédio em sua reportagem de capa.


Outubro > A decisão da gestão do Instituto de suspender todo o modelo de flexibilização da jornada no IFC a partir da publicação de uma Instrução Normativa federal levou a criação da campanha “A flexibilização da jornada faz bem para todos”, que visa demonstrar para a comunidade acadêmica da instituição como o modelo vinha sendo benéfico para o Instituto.

Eventos e formações

Delegados e suplentes representaram a Seção Litoral durante o 32º CONSINASEFE, realizado em Brasília.

Eventos Nacionais > De fevereiro a novembro foram quatro Plenárias Nacionais com participação da Seção, além do Encontro Nacional de Mulheres (março) e o CONSINASEFE (abril), Congresso eleitoral em que foi definida a nova Direção Nacional do SINASEFE de 2018 a 2020.


I Semana Feminista do IFC São Bento do Sul – Gênero e Sexualidade em debate no segundo dia de evento

Eventos Locais > Março > Marcando o Dia Internacional da Mulher (8/3), a I Semana Feminista do IFC São Bento do Sul, organizada com apoio do Sindicato, debateu diferentes aspectos da luta de gênero através dos anos e a importância da emancipação feminina para o desenvolvimento da sociedade.


Junho > Sindicato ofereceu aos seus filiados o primeiro módulo do curso de formação “Como Funciona a Sociedade” em Blumenau. Mês ficou marcado ainda pelas etapas regional e estadual do Encontro Nacional de Educação, com presença e contribuições de filiados à Seção.


Julho > Comemorando o bicentenário do teórico alemão Karl Marx, o Sindicato promoveu debate especial sobre a obra do autor intitulado “MARX 200 ANOS: a atualidade de uma teoria para transformar o mundo”.


Setembro > Em setembro foi a vez do Encontro Regional Sul do SINASEFE, ocorrido em Florianópolis com apoio e participação do Sindicato. O Encontro reuniu representantes de várias Seções Sindicais de SC e RS e debateu temas como o combate à violência de gênero nos IFs, o futuro das carreiras TAE e Docente e o momento do país em meio às eleições.

2018 e a Seção

O ano foi de mudança e novos desafios para o nosso Sindicato. A principal mudança, com certeza, foi em nossa sede, com a passagem para um espaço mais apropriado para a estrutura da Seção, no centro de Camboriú-SC.

2018 marcou também o lançamento do nosso informativo, o EDUC>ação, com primeira edição em março, de nosso boletim semanal eletrônico, o Panorama SINASEFE Litoral (agosto) e da nova plataforma web (setembro).

Dando início à 2019, foi confeccionada uma agenda do sindicato para o ano que está por vir, com retirada gratuita dos filiados disponível desde novembro de 2018.


Leia também:

Organizar para avançar

Munição de retrocessos

Educação enfrenta pressão conservadora no país

Em defesa dos Institutos Federais e da Educação Pública


Este texto integra a edição número 5 (virada de ano 2018-2019) do boletim EDUC>ação, publicação bimestral do SINASEFE Litoral que traz em suas páginas temas que aproximam os atos de educar e agir, partes fundamentais do trabalho de filiados e filiadas à Seção e, também, de todos que desejam uma sociedade mais solidária, justa e igualitária.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.